terça-feira, 6 de março de 2018

Abordagem mais direta -- Ativos (parte 1)

Olá, amigos. Tudo bem?

Sinto que o esforço de obter os balanços das empresas indo lá no site da CVM e baixando balanço a balanço (diga-se, trimestre a trimestre) é algo que me deixa mais confortável. No sentido de que realmente não dependeria de mais ninguém para realizar as minhas análises. 

Um ponto negativo disso tudo é que se eu realmente desejar condensar todas as informações de uma empresa, eu tomo um pouco mais de 1 hora para assim o fazer (ir ao site da CVM, baixar o balanço, importar no Empresas.net, gerar um arquivo Excel por trimestre e rodar o programa  para condensar todas as tabelas de trimestres isolados -- igual a do site do Fundamentos). Uma hora não é nada para obter os balanços das empresas e estudar uma a uma para tomar uma boa decisão. Sem contar que isso é realizado apenas uma única vez na vida. A cada atualização trimestral você tomará pouco mais de 2 minutos.
Mas, vai entender...

Por preguiça, eu também desenvolvi um outro programa que lê o balanço da empresa obtida no site Fundamentus.com e deixa a mesma de forma "mais organizada" (tá, eu prefiro assim). Nessa nova Tabela eu irei inserir o código e a descrição do código, bem como os valores numéricos (os quais já se encontram disponíveis nos arquivos do site). No caso, o novo arquivo Excel, irá dividir as informações em:
  • Ativos;
  • Passivos; e
  • Dem. Resultados.
Faço isso apenas para deixar mais condizente com um livro que li (Figura 1) de como o Buffett observa os balanços e tira as suas conclusões sobre as empresas (link da Amazon: Warren Buffett E A Análise De Balanços).


Figura 1: Livro que li e achei interessante.


Em resumo, as informações de Ativos as quais acho interessante, que estão disponíveis na Tabela do Fundamentos são evidenciadas na Tabela 1. Para a Tabela 1, segue um discricionário:
  • Código: é o código que vem nas informações trimestrais detalhadas das empresas (isso se você for no site da Bovespa ou mesmo baixar trimestre a trimestre as informações no site da CVM). Tais códigos não se encontram presentes nas tabelas do "arquivos Fundamentus". Fiz uma correspondência um a um entre as informações para que pudesse os inserir. Acredito ser importante ter estas informações pois os indicadores fundamentalistas virão por meio de relações que serão identificadas por código (e não pela descrição);
  • Descrição: Apenas para descrever o que o código efetivamente significa;
  • Fundamentus?: Apenas para informar se tal informação se encontra na tabela do "arquivos Fundamentus";
  • Qual?: Se sim, em qual tabela do "arquivos Fundamentus" podemos encontrar tal informação?
  • Linha?: Se sim, em qual linha da referida tabela do "arquivos Fundamentus" tal informação se encontra?

Tabela 1: Ideia macro de captura de informações (clique na imagem para aumentar).


Observação 1: O Ativo Não Circulante (1.02) não está explicitamente disponível na tabela do Fundamentus. Dessa forma, eu criarei o meus por meio da soma dos valores dos itens 1.02.01 + 1.02.02 + 1.02.03 + 1..02.04.

Observação 2: Na linha 26 da tabela Bal. Patrim. do Fundamentus existe a linha relativa à Diferido. Eu não inclui a mesma na análise (pois eu não encontrei uma correspondência direta com a parte de ativos por código, conforme descrito).

No próximo post farei uma correspondência no que diz respeito a Passivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário